É Tempo de HQ: Meu filhote para o Jornal O Tempo.

ESTAMOS TRABALHANDO NA QUARTA PUBLICAÇÃO do projeto É Tempo de HQ, de minha autoria, em parceria com Helvio Avelar.  Produzido para o Jornal O Tempo, com o apoio de Michele Borges, Rose Braga e toda a equipe da editora.

O projeto É Tempo de HQ é uma iniciativa que segue o exemplo de sucess da DC comics com o US TODAY  (http://www.usatoday.com/life/books/news/2009-06-15-wednesday-comics_N.htm) que resultou no projeto de sucesso Wednesday Comics (http://en.wikipedia.org/wiki/Wednesday_Comics ). Porém,  nosso projeto consiste em publicar, inicialmente, uma página de quadrinhos por mês dentro do esquema de paginas gráficas já existente no jornal.

No modelo do Jornal O Tempo, escolheríamos inicialmente, histórias dos colunistas para serem interpretadas pelos quadrinistas da editoria de arte ( Acir Galvão e Helvio Avelar), adaptando suas narrativas em páginas de quadrinhos. Começaríamos com material já publicado para fazer os primeiros modelos, abrindo posteriormente para contos escritos exclusivamente para o formato, escritores convidados ou até mesmo um concurso para leitores terem seu conto transformado em HQ. Porém, por motivos editoriais, houve uma pequena mudança nos planos originais: Agora faremos uma abordagem livre das notícias de maior destaque do mês. O que torna o projeto mais relevante ao jornal e adiciona o elemento factual/histórico ao material, tornando-o um patrimônio dos nossos tempos e um registro de uma das diversas formas de se interpretar um fato. Porém, nada impede de abordarmos o projeto original no futuro.

O projeto É tempo de HQ  visa incentivar a prática da arte sequencial em território nacional, que é constantemente criticado como insustentável. Contraditoriamente, é seguro dizer que os melhores desenhistas do mercado são brasileiros (somos reconhecidos e premiados pelo mundo inteiro). Nosso país recebe visitas frequentes de agentes internacionais a procura de novos talentos. Acredito que, se temos a melhor mão de obra no ramo, não existe motivos para não tentarmos mudar o cenário da modalidade em território nacional.

No projeto É tempo de HQ mantemos o frescor de uma tira de jornal, porém com um maior espaço para a arte se desenvolver. Os contos começam e terminam em si. A arte seguirá o tom da história e o estilo será aquele que melhor funcionar. Se o conto original, ou a história,  já foi publicado e está ali para ser lido por qualquer pessoa, assim será com nossas paginas, cabendo aos quadrinistas e roteristas a responsabilidade sobre o teor da obra.

Este é um projeto de extremo potencial, e claro, exitem planos para sua evolução!

Artisticamente, podemos ir de Helvio Avelar, Duke e Acir Galvão ( atualmente colaboradores do jornal). Além de  apresentarmos uma modelo de parceria com escolas de arte da capital, ou uma abordagem direta aos próprios profissionais, para conseguir colaboradores com apelo comercial internacional e diversos outros artistas mineiros.

O resultado final, depois de publicada no jornal, poderá ser publicado também no portal O Tempo, ficando acessível a uma  gama maior de leitores. Quando o volume de páginas se tornar expressivo o suficiente e dependendo do sucesso do projeto, É Tempo de HQ poderá ser lançado em uma coletânea impressa. Poderemos apresenta-lo como projeto cultural, futuramente, através da lei de incentivo a cultura.

Mas claro, para tudo antes. Primeiro temos que manter a periodicidade e qualidade do material.

Até sua concretização, apresentei este projeto para o chargista Duke e para os editores do jornal O Super Notícias, mas foi graças a Michele Borges que tivemos sinal verde para apresentarmos algo novo para o jornal. Obrigado Michele. Você garantiu que o Jornal O Tempo largasse mais uma vez na frente de toda a concorrência,  apostou neste projeto e garantiu que ele acontecesse.

Obrigado também a toda equipe do jornal  por nos fornecer a matéria prima, que é seu jornalismo, e principalmente para a editoria de arte: Andrea Viana (Tuti), Denver Braga e Rose Braga por tornarem possível a realização deste trabalho.

Continuaremos dando um show na concorrência.

Eu e Helvio teremos muito trabalho para manter esta página e transforma-la parte integral do jornal. Para que possamos aumentar a periodicidade da publicação, estudaremos a  abertura de espaço para novos talentos apresentarem seus trabalhos.  Aguardem novidades!

E você! É desenhista? O que acha de ter uma página de quadrinhos publicado em um dos jornais mais vendidos da cidade? E você, leitor: E o que achou da iniciativa?

Deixem seus comentários no blog:

Compartilhe!

Vejo vocês entre os quadros!

Acir Galvão Piragibe

Anúncios

Uma resposta para “É Tempo de HQ: Meu filhote para o Jornal O Tempo.

  • Fabiano

    Parabéns pela iniciativa! Muito bacana o projeto da página quadrinhos, realmente algo raro de se ter num jornal. E o jornal o Tempo é destaque para a Nona Arte, fico feliz pelo fruto de seu trabalho. Gostaria que você postasse as datas das publicações para que eu compre as edições com a publicação. E talvez eu mande alguma coisa para a sua seleção :D.

    Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: