Putz´n Grilla -Solar: Uma visão do Herói Brasileiro.

Recentemente encontrei Wellington Srbek pela internet e começamos um ótimo bate-papo. Descobrimos uma paixão em comum que desperta nossa criatividade e incentiva nossos empreendimentos afim de evidenciar toda a beleza desta nossa: A cidade de Belo Horizonte, sua cultura e seu povo.

Sendo assim, não pude resistir em fazer minha versão de Solar. Como a palavra  comics deixou de ser apenas “quadrinhos” em inglês e se tornou o nome de um gênero, Solar é um dos  mais notórios personagem do “comics” brasileiro, juntamente com Raio-Negro, Velta e Capitão 7.

Foi uma tremenda honra  interpreta-lo com as ressalvas do autor, que cada dia se supera como verdadeiro empreendedor no mercado brasileiro de quadrinhos. 

Foi uma viagem intensa.

Se já não é fácil desenhar quadrinhos para o mercado internacional,  pior ainda é faze-lo funcionar em solo tupiniquim. Se você não se chama Maurício de Souza e nem faz parte do seu grupo, então lhe restam algumas opções:

Opção Celton: Venda seus quadrinhos por conta própria, vá a luta! No sinal, na padaria ao lado…dê o seu jeito.

Opção Fabio moon e Gabriel Bá: Faça seus quadrinhos e foque no seu trabalho por uns dez anos ($$$): Adquira qualidade nas histórias, que é o mais importante. Depois viaje para fora ($$$), venda seu peixe para um grande editor (europeu ou americano). Faça algumas parcerias internacionais  e volte para sua terra, agora com prestígio o suficiente para as editoras brasileiras abrirem as portas para seu material alternativo e sofisticado (sinônimos para o termo”os gringos gostaram”).

Opção Wellington Srbek e CIA: Empreenda. Estude as possibilidades do seu mercado e do seu público. Publique do próprio bolso. Banque seu projeto. Ele vai deslanchar no momento que adquirir corpo, qualidade e público.

Acredito que me encaixo em uma variação destas opções, mas é vergonhoso o número de artistas brasileiros que conseguem sua fama internacionalmente e não fazem nada para mudar o cenário do seu próprio país em relação ao seu trabalho. Exemplos ruins temos aos montes, mas excluo desta lista, obviamente, caras como os irmãos gêmeos Moon e Bá ( que conseguiram premiações internacionais contando nossas histórias para os “gringos” ) e caras como Wellington Srbek.

Algum dia desenharei algumas páginas de Solar não somente pelo simples fato de ser uma lenda dos quadrinhos brasileiros, mas por ele ser o fruto de uma paixão em comum que vai além de qualquer dificuldade.

E se um dia tiver fama e prestígio e for internacionalmente reconhecido, desenharei de graça.

Visite o blog do Wellington no mais quadrinhos e veja o que ele tem a dizer:
http://maisquadrinhos.blogspot.com.br/2012/03/solar-em-mais-um-traco.html

Aguardem notícias.

Anúncios

2 respostas para “Putz´n Grilla -Solar: Uma visão do Herói Brasileiro.

  • Edson Junior

    Mas quais foram as ressalvas do autor à sua interpretação (gráfica) do personagem? Não entendi.

    Gostei dos desenhos; nunca entendi bem qual é a do Solar, mas é bem verdade que não pesquisei sobre.

    Estou lendo Daytripper, Moon e Bá, e dude: é duca. Os caras chegaram a uma maturidade muito bacana, de traço e roteiro. Nada a ver com as coisas do início, que eu achava muito fracas.

    Abraço, meu velho.

    • acirgalvaopiragibe

      Como uma interpretação do personagem ele gostou muito. Tem o link direto para o Blog dele, ele deixou bem claro a sua impressão lá e espero que fechemos uma parceria o quanto antes.

      O trabalho de Moon e Bá melhorou muito, mas acho que é aquela coisa da confiança: Depois que dá certo, vc fica livre para tentar fazer o que quiser. E vender nossas histórias para o mercado internacional foi uma grande sacada. Algo parecido com o que os japoneses fizeram com o Mangá: Aprender e melhorar o estilo americano, mas contar histórias do seu povo.

      Para fazer o que eles fazem é preciso inteligência, além da habilidade artística. Ter sucesso lá fora não é tão fácil, mas quero ver conseguir fazer isso aqui…este é o verdadeiro desafio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: